%20(1).png)

As Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam, de forma integrada, proporcionar a harmonização do corpo, mente e espírito, oferecendo bem-estar, saúde, harmonia e equilíbrio, além de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Partindo de uma perspectiva ampliada, problematiza os conceitos e visões hegemônicas da medicina ocidental convencional e produz novas formas complementares de se produzir saúde e cuidado.
O uso das PICS tem crescido de forma global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece as PICS e orienta os países a adotarem as práticas nos seus sistemas nacionais de saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) começou o processo de implementação da Política Nacional de PICS em 2006 e vem dando passos largos em sua operacionalização na rede de serviços, contando hoje com cerca de 29 práticas institucionalizadas.
Contudo é salutar apontar que a implementação destas práticas no contexto público ainda é incipiente, ficando muitas vezes restrita à população de média e alta renda, que possui privilégios financeiros para o acesso às PICS nos consultórios particulares. Ainda é um desafio para o SUS a implementação das PICS no contexto dos diversos serviços de saúde e em seus diferentes níveis de atenção.
OROKUNKYO
O Instituto Luiz Sérgio tem como principal objetivo produzir o cuidado integral em saúde para a população de Camaragibe e cidades circunvizinhas, a partir das PICS e das suas racionalidades. Bem como, a formação educacional de terapeutas integrativos e a congregação de pessoas com o propósito de promoção de assistência social, cultural e saúde integrativa.
As PICS possuem em sua racionalidade médica a importância do acesso a informação e do fomento de espaços de reflexão, autoanálise e autocuidado dos seus usuários, ao qual chamaremos de rodas de curas. A construção de espaços coletivos, com o intuito de provocar reflexões em saúde e seu processo de auto responsabilidade se faz potente no que tange uma maior capilaridade e operacionalização do conceito ampliado de saúde, a partir das PICS.
O ILS se configura como uma instituição estratégica para democratização do acesso às PICS para a população, assim como, a disseminação de suas potencialidades. A oferta do cuidado à população tem como base os princípios do SUS: acesso equânime, integral, universal e gratuito. Contudo devido a grande procura pela instituição e pela incipiência estrutural que as salas de atendimentos possuem, por muitas vezes, a instituição não consegue atender todos os usuários na sua capacidade instalada ou ainda operacionalizar a ampliação dos seus atendimentos.

Compreendendo a potencialidade de prevenção e promoção da saúde a partir das PICS para a população de Camaragibe e cidades circunvizinhas e das barreiras de acesso que algumas camadas populacionais possuem para tais práticas terapêuticas, assim como, o cuidado terapêutico e em saúde produzido pelo Instituto Luiz Sérgio ao longo dos anos e entendendo a importância da implantação de espaços de reflexão e de autocura, propõe-se o presente projeto que se debruça na requalificação e ampliação do escopo de atuação da Instituição e na implantação das rodas de autocura, a fim de proporcionar um cuidado mais qualificado e amplo das PICS na população de Camaragibe e cidades circunvizinhas.
No ano de 2022 a instituição atendeu, com as práticas integrativas, um total de 1.533 pessoas, além das famílias cadastradas e famílias que chegam na instituição e não tem cadastro regular, chegando a uma média de 1.800 pessoas diretamente beneficiadas pelo trabalho do ILS. No que tange a formação de terapeutas, no ano anterior (2022) a instituição formou cerca de 40 novos terapeutas em diferentes técnicas e ferramentas terapêuticas.
Atualmente o Instituto Luiz Sérgio oferta a seguintes modalidades de PICS:
-
Acupuntura
-
Ventosaterapia
-
Auriculoterapia
-
Moxabustão
-
SeiTai (quiropraxia japonesa)
-
Litoterapia
-
Florais
-
Cromoterapia
-
Horokukyu
-
Constelação Familiar
-
Reiki
-
Pulsologia Chinesa
-
Reflexologia podal
-
Psicoterapia
-
Fitoterapia chinesa
-
Meditação
-
Biodança
-
Dança Circular














